Saltar para o conteúdo
Soluções de impressão em grandes formatos, comerciais e industriais
 

Papel para obras de arte texturizado Hahnemühle

 
 
» Visualizar Flash alternativo

Introdução

Olá, seja bem-vindo à oficina prática. Meu nome é James. Vou mostrar como é possível obter uma excelente reprodução com qualidade de aquarela e, em seguida, montá-la, imprimi-la em papel mate e emoldurá-la como um profissional.

A apresentação e a qualidade da imagem são importantes para os artistas. É por esse motivo que utilizaremos o papel para obras de arte texturizado Hahnemühle da HP na impressora HP Designjet série Z3100 ou Z2100. Esse papel é ideal para reproduções de obras de arte, paisagens, retratos e imagens com qualidade de museu.

Vamos começar.

Comece com o equipamento

Você vai precisar de:

•  Uma impressora fotográfica HP Designjet Z3100 ou 2100
•  Papel para obras de arte texturizado HP Hahnemühle
•  O HP Advanced Profiling Solution
•  Placa de espuma auto-adesiva para arquivamento
•  Um placa mate
•  Um cortador mate
•  Uma moldura adequada
•  Um rolo de fita dupla-face
•  E um pouco de papel Kraft

Como obter uma boa digitalização

A primeira etapa do processo de reprodução de obras de arte é obter uma digitalização de boa qualidade. Uma boa digitalização é fundamental para obter uma impressão de excelente qualidade.

O driver do meu scanner permite que eu digitalize diretamente no Photoshop. Para economizar um pouco de tempo, é isso que se deve fazer. Vá até File (Arquivo) > Import (Importar) e selecione o scanner.

Se for possível, selecione o modo "Professional" (Profissional) ou "Advanced" (Avançado) para controlar melhor a captura da imagem.

Agora vamos configurar o tamanho da imagem digitalizada.

Primeiro, confiro se precisamos dimensionar a imagem. Minha moldura tem aproximadamente 41 cm x 51 cm. Uma margem de 6,5 cm em todo o redor é justamente o padrão de uma moldura que precisa de dimensionamento. Isso significa que a janela da minha obra de arte terá 28 cm x 38 cm.

No entanto, não dimensione até exatamente 28 cm x 38 cm. Eu quero que a imagem final seja ligeiramente maior do que a janela para que não haja bordas brancas aparecendo após a matização. Para fazer isso, vou deixar 0,4 cm a mais de cada lado.

A resolução também é importante. Para obter uma impressão com qualidade de aquarela, vou definir a resolução em 200 ppp ou pontos por polegada. Isso fornece à impressora a quantia exata de informações para reproduzir de forma precisa a cor e os detalhes do original.

Agora, clico no botão Accept (Aceitar). A imagem é importada diretamente no Photoshop. Como defini o perfil Adobe RGB como padrão, ele importa o arquivo no Photoshop automaticamente nesse modo.

O próximo passo é verificar a cor - O software opcional HP APS incorporado no espectrofotômetro interno da impressora pode calibrar e fazer o perfil do monitor.

Desse modo, é possível usar o monitor como um visor digital para mostrar como a cor e a qualidade do arquivo realmente são e você não obtém resultados inesperados ao imprimir. Você pode ter o melhor perfil de impressora do mundo, mas se o arquivo for ruim, a impressão também será.

Finalmente, verifico se a cor do plano de fundo está definida como branco puro clicando aqui. Em seguida, em Image (Imagem) > Canvas Size (Tamanho da tela), aumento o tamanho da tela do arquivo até 41 cm x 51 cm. Clique em OK para observar uma boa margem branca ao redor da imagem. Selecione All (Tudo) e vá até Stroke (Traçado) em Edit (Editar). Defina Width (Largura) como 4 e Location (Local) como Inside (Interno). Você não vê a diferença agora, mas quando o arquivo for impresso, haverá um contorno preto que usarei para delimitar a impressão. Isso nunca aparece na peça final porque é escondido no mate.

Como criar um perfil de impressora RGB

Também preciso de um bom perfil de cores para minha impressora HP Designjet série Z3100 ou Z2100.

O Advanced Profiling Solution da HP permite criar de forma rápida e fácil um perfil usando o espectrofotômetro interno na impressora.

Inicie o software APS da HP e selecione Profiling (Criação de perfis).

Em seguida, escolha o dispositivo para fazer o perfil. Selecione o ícone da impressora, clique em Continue (Continuar) e escolha a impressora no menu suspenso.

Vamos usar o papel para obras de arte texturizado Hahnemühle da HP. Como você pode notar, essa mídia está carregada e calibrada.

O procedimento de calibragem é extremamente importante porque ajuda a garantir a consistência das cores em todas as impressões. Garante que o perfil que estamos criando seja representativo da impressora por um certo tempo. Vou refazer a calibragem da mídia, quando necessário, para manter a consistência da cor.

Na etapa seguinte, devemos imprimir e avaliar um novo gráfico. Escolherei o gráfico RGB. Imprima o gráfico de teste e deixe-o secar. Em seguida, o gráfico é avaliado pelo espectrofotômetro interno da impressora.

Clique em Finish (Concluir) para concluir o processo de criação de perfil.

Como imprimir o arquivo

Uma vez configurado, o arquivo pode ser impresso a partir do Photoshop.

Seleciono "Print with Preview" (Imprimir com visualização) para observar rapidamente o Page Setup (Configuração da página). Lembre-se de que o arquivo agora está com aproximadamente 41 cm x 51 cm com a imagem de 28 cm x 38 cm no meio. Selecione Page Setup (Configuração de página) e escolha sua impressora série Z. Em seguida, defina o Paper Size (Tamanho do papel) como Super C/A2, que tem 46 cm x 61 cm, e altere a Orientation (Orientação) para Landscape (Paisagem). Com isso, sobra bastante espaço vazio ao redor da imagem para a montagem. Clique em OK.

Agora, como gerenciar cores. Em Source Space (Espaço do original), verifique se Document (Documento) está configurado como Adobe RGB. Em Print Space (Espaço de impressão), defina Profile (Perfil) como HP Hahnemühle Textured Fine Art Paper (Papel para obras de arte texturizado Hahnemühle da HP). Rendering Intent (Propósito de renderização) deve estar como Perceptual.

Agora, clique em Print (Imprimir) e selecione HP Designjet Z2100. Escolha Paper Type/Quality (Tipo/qualidade do papel) no menu suspenso e selecione Paper (Papel).

Prefiro recortar as imagens por conta própria, portanto, vou desativar o Automatic Cutter (Cortador automático).

Por fim, clique em Print (Imprimir) para enviar o trabalho.

Preparação da impressão, do mate e da moldura

Deixe a impressão secar por completo.

Corte um pedaço da placa de espuma adesiva para arquivamento um pouco maior do que a impressão de 41 cm x 51 cm. Essa placa é cortada no tamanho final após a montagem da impressão.

Em seguida, corto grosseiramente a impressão para montá-la. Retire aproximadamente 5 cm do revestimento e alinhe a borda da impressão com a borda da placa. Certifique-se de que a imagem toque na borda inteira.

Coloque as luvas de algodão de artista e encaixe a impressão no lugar com cuidado, enquanto retira o restante do revestimento. Um laminador a frio sem rolo também pode ser usado, se estiver disponível, para montar a impressão na placa.

Corte usando a margem de 4 pixels impressa com a imagem.

Agora, é hora do mate.

Para expor a obra, corte o papel mate personalizado de uma cor que complemente a imagem.

Após cortar o mate no tamanho de 41 cm x 51 cm, utilizo um cortador de mate para recortar a janela. Esse cortador angula a lâmina para criar uma borda oblíqua e ajustável a diferentes profundidades de material. É muito mais seguro do que usar um estilete e uma régua.

Se você não tiver um cortador de mate, várias lojas de varejo têm mates pré-cortados em cores básicas ou você pode sempre encomendar um mate personalizado em uma loja local especializada em materiais de artes.

Agora, coloque todas as partes na moldura, começando com o vidro. Certifique-se de que os dois lados do vidro estejam limpos e secos. Em seguida, insira o mate e, logo depois, a impressão montada.

Bata em algum ponto de laminação da moldura para que tudo fique no lugar.

Agora, vamos selar a moldura e fazer um acabamento profissional.

Corte uma folha de papel Kraft ligeiramente maior do que a moldura.

Em seguida, cole uma tira de fita dupla-face ao redor de toda a borda posterior da estrutura.

Centralize o papel Kraft na parte superior da borda com fita e coloque-o no lugar.

Por fim, corte o excesso das bordas com cuidado.

Uau! Parece que foi feito em uma loja de moldura profissional.

Revisão

Estes são os princípios básicos para criar uma reprodução de obra de arte. Para revisar:

•  Obtenha uma digitalização de alta qualidade. Ela deve ter 200 ppp no tamanho final. E não se esqueça de deixar uma pequena margem a mais ao redor para que a imagem vaze na borda do mate.
•  Faça a calibragem e o perfil da sua impressora HP Designjet série Z2100 ou 3100 com a HP Advanced Profiling Solution
•  Configure o Photoshop e o driver da impressora para aplicar as cores corretamente
•  Para obter durabilidade, use materiais de arquivamento para fazer o acabamento da impressão.
•  Para obter um aspecto profissional, revista a moldura com papel Kraft.

Conclusão

Obrigado por participar comigo desta oficina prática de formatos grandes na HP.

Vejo-os em breve.
Suprimentos requeridos por essa sala de projetos (oficina - como fazer)
»
Selecione os produtos e clique aqui para Comprar On-line  
Impressora e suprimentos de tinta recomendados para esta sala de projetos (oficina - como fazer)
»
»
»
»
»
»
»
»
»
Selecione os produtos e clique aqui para Comprar On-line  


© Copyright 2006 Hewlett-Packard Development Company, L.P.